A magia de aprender
Portfólio na pré escola
O QUE É PORTFÓLIO?
É uma técnica inovadora, de avaliar o progresso das crianças através de um conjunto de procedimentos contínuo, são instrumentos de estimulação do pensamento reflexivo.
Essa técnica, pode-se dizer que é uma avaliação contínua mais autêntica, objetiva e compreensiva, permitindo acompanhar todos os processos de aprendizagem.
Resumindo PORTFÓLIO não é um depósito de trabalhos “organizados”é sim um suporte para podermos observar e respeitar o ritmo e auxiliando e dialogando com as crianças sendo um ser singular.
Assumimos então uma estratégia conjunta de reflexão ,ação e avaliação
1-Reflexão(ões) crítica(s) individualizada acerca do grau de participação nos projetos de ação-intervenção com objetivos previamente formulados.
2-Participação dos pais ;
3-Reflexão crítica do processo de desenvolvimento do projeto e suas limitações;
4-Produtos em suportes áudio, vídeo.
5-Reflexões final: auto avaliação da participação no processo de avaliação.
CRITÉRIOS DO PORTFÓLIO:
1-Registra idéias, experiências e opiniões acerca do processo de formação.
Registar e refletir, de forma sistemática, as suas idéias, motivações, opiniões, propósitos, registra todas as considerações de ordem crítica que considera pertinentes.
FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
NÍVEL I:Satisfaz: Revela intenções claras ,mostra curiosidade e persistência.
Nível II: Não satisfaz: com algumas dificuldades em concretizar suas idéias.
2-Desenvolve idéias através de experimentação, exploração e avaliação.
FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
Mostra que é capaz de explorar idéias de várias formas através de experimentação de possibilidades. Conseguindo encontrar várias possibilidades novas.
NÍVEL I :Satisfaz: Seleciona, analisa e interpreta criticamente.
Nível II: Não satisfaz: Mostra algum interesse na descoberta ,mas limita na organização da informação.
3-Revela capacidades de análise crítica dos produtos elaborados.
Consegue avaliar os mesmos e (re)adequá-los à prática educativa.
4-Analisa criteriosamente os materiais produzidos.
Coerência entre o todo e as partes, em termos do processo global; Coerência entre o discurso de reflexão crítica (anteriori-posteriori);
Avaliação global do seu trabalho em si.
FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
NÍVEL I :Satisfaz: utiliza problemas pré estabelecidos fazendo sempre uma auto reflexão
Nível II: Não satisfaz: explicita vagamente os problemas pré estabelecidos,limita-se apenas em repetir.
5-Avalia o portfólio como um todo.
Esta parte será feita após a conclusão do portfólio, tentando responder a questões como:
- Forma de desenvolvimento do projeto;
FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
NÍVEL I :Satisfaz: o resultado foi selecionado criteriosamente demonstrando assim compreenção.
Nível II: Não satisfaz: o resultado final revelam baixa capacidade técnica do domínio da linguagem escrita.
6-Avalia o resultado como um todo:
FICHA AVALIATIVA:
CRITÉRIOS USADOS PARA AVALIAÇÃO:
NÍVEL I :Satisfaz: Analisa o progresso ocorrido referindo as intenções e fontes.
Nível II: Não satisfaz: Utiliza critérios de avaliação ,não fundamenta a qualidade do seu trabalho nem a forma como desenvolveu.
A MESMA FICHA SERÁ TRABALHADA NO MÍNIMO TRÊS VEZES POR ANO
“FICHAS DE AVALIAÇÃO 4 ANOS” "Esta ficha varia de acordo com a sua classe"
ÁREA DE CONHECIMENTO:LINGUAGEM ESCRITA.
(ESCRITA DO NOME)
ESCRITA DO NOME SEM APOIO.
ESCRITA DO NOME COM APOIO
LEITURA DO ALFABETO.
A B C D E F G H J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
ESCRITA DO ALFABETO.
LETRAS QUE EU JÁ SEI ESCREVER.
ÁREA DE CONHECIMENTO: ARTES
(FIGURA HUMANA)
DESENHE A MAMÃE.
COMPlETAR UMA FIGURA HUMANA
ÁREA DE CONHECIMENTO:
RACIOCÍNIO LÓGICO
DITADO CÓPIA DE NÚMEROS.
1-2-3-4-5-6-7-8-9-10
COMPLETE COM OS NÚMEROS QUE ESTÃO FALTANDO.
1- -3-4-5- -7- - 9-10
ÁREA DE CONHECIMENTO:
ARTES”CORES”
COLAR QUADRADINHOS COM AS CORES PRIMÁRIAS E PEDIR PARA DIZER AS CORES.
AMANHÃ ESTAREMOS TODOS EM SALA DE AULA FAZENDO SEMPRE O MELHOR ,SUPERANDO TODO OS DESAFIOS TENDO COMO META O MEU "ALUNO".
REFLEXÃO:
“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que eu conduzi, o tipo de casa em que morei, quanto dinheiro tinha depositado no banco, nem que roupas vesti.
Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança...” (autor anónimo)
postado por Profa. Maria Tereza
Fonte :
http://amagiadeaprender.blogspot.com/2008/07/portflio-na-pr-escoa.html#links
Compartir,recopilar y reflexionar sobre nuestra misión como educadora o educador en la Educación Infantil actual.
Datos personales
- Maestra con amor
- Spain
- Soy maestra de Educación Infantil y Educación Primaria.El objetivo de este blog es compartir, recopilar y reflexionar nuestra importante labor con la educación..y con el afán de renovar siempre.Todo que aquí se muestran es única y exclusivamente con fines educativos Copyright He sacado algunas imágenes y textos de Internet. Puede que alguno sea tuyo. Si es así, y no quieres que esté aquí, por favor, escríbeme un comentario y lo retiro.
Etiquetas
Abecedario
(2)
AGUA
(1)
alimentación
(2)
calendario
(1)
Caligrafía
(1)
CARNAVAL
(3)
Comemoraciones
(1)
Cuentos
(11)
Cuentos motores
(1)
Cumpleaños
(1)
día de la madre
(6)
Día de la PAZ
(1)
Día del padre
(1)
DIBUJOS
(1)
DIVERSIDAD
(1)
emociones
(1)
Fichas
(1)
Folclore
(1)
Graduación
(17)
Guías y Currículos
(2)
Himno de Andalucía
(1)
Homeschooling
(1)
http://boj.pntic.mec.es/~jverdugo/poesias.htm
(1)
inglés
(9)
Juego Popular
(1)
JUEGOS
(2)
Juegos tradicionales
(1)
Lectoescritura
(7)
lenda
(1)
lenguaje
(1)
Libros
(2)
Los sentidos
(1)
manualidades
(8)
Matemáticas
(2)
Matemáticas Infantil
(4)
meses
(4)
MUSEO
(1)
música
(1)
natal
(1)
navidad
(2)
NORMAS DE CLASE
(1)
ordenador
(1)
Padres/madres
(1)
Pictogramas
(1)
poesías
(7)
projetos
(1)
Proyecto el universo
(2)
Proyecto los planetas
(1)
PSICOMOTRICIDAD
(4)
psicopedagogía
(1)
recursos
(4)
Revistas
(1)
SUSA
(4)
TIC
(5)
Varios
(1)
video
(5)
VIDEOS
(2)
VÍDEOS
(21)
VILLANCICOS
(4)
No hay comentarios:
Publicar un comentario